30 de jun de 2011

VAGAS na mídia

No dia 24/06, o site O Globo publicou uma notícia com a participação de nossa Gerente de RH, Alessandra Tomelim. Confira abaixo:


Especialistas mostram o que fazer para um currículo sobressair na internet

O Brasil vive um de seus melhores momentos econômicos e isso se reflete na grande geração de empregos. Mas a verdade é que alguns profissionais ainda têm dificuldades de se inserir ou de se recolocar no mercado. Na hora de se candidatar a uma vaga, o profissional precisa ter um currículo eficiente, com dados precisos, e uma boa reputação on-line. (...)

Uma grande aliada na busca pelo emprego, não resta dúvida, é a internet, pois hoje a maioria das empresas expõe seus postos na web. No entanto, a concorrência é grande, então, (...) é preciso oferecer bom conteúdo no currículo para fazer a diferença:

- O importante é lançar o currículo na rede com qualidade. Quanto mais for difundido, maiores serão as chances de este profissional ser visto e recolocado.

Gerente de RH da VAGAS Tecnologia, Alessandra Tomelin alerta que, diferentemente do impresso, o currículo on-line deve conter o máximo de informações possíveis sobre o candidato, pois o recrutador fará a análise através de um software. E é a partir dessas informações que os recrutadores poderão saber quem se adequa mais ao perfil oferecido:

- Cada empresa tem um sistema capaz da "ranquear" os candidatos pelo perfil desejado para aquela oportunidade. Assim, todos os cursos, experiências profissionais, voluntariado e viagens, entre outras informações, podem fazer a diferença no momento em que são aplicados esses critérios.

Os candidatos não se preocupam, segundo ele, com o objetivo profissional. Diferentemente do currículo impresso, na versão on-line é importante incluir todos os cargos similares ou relacionados. Isso porque, explica Alessandra, as companhias buscam candidatos por nomes diferentes que, muitas vezes dizem respeito à mesma função e, dessa forma, as chances de aparecer nessas buscas aumentam. Por exemplo: se você é uma secretária de diretoria bilíngue, coloque também secretária executiva bilíngue, secretária executiva, secretária bilíngue, secretária de diretoria e similares.

A segunda dica é manter seus dados atualizados, já que muitas empresas pesquisam candidatos sem mesmo anunciar a vaga. Ter na web um currículo que contenha dados profissionais, informações de carreira, experiências de trabalho, habilidades e cursos aumenta as chances do candidato. Os dados atualizados farão também com que o currículo apareça na frente dos demais nos resultados das pesquisas.

O cuidado essencial, na opinião de Alessandra, é que as informações estejam corretas e sejam verdadeiras, pois incluir informações falsas é algo inaceitável. Além disso, não pode haver erros de português.

- Escrever errado ou digitar com pressa pode resultar em erros e demonstrar falta de interesse ou cuidado com os materiais que produz. Lembre-se: seu currículo é seu cartão de visitas e a primeira apresentação ao recrutador de quem você é - completa Alessandra.

Seguem abaixo outras dicas para seu currículo sobressair na web:

- Cuidado com a linguagem- É fundamental chamar a atenção do selecionador logo no primeiro momento, para que assim ele continue analisando seus dados profissionais. Para isso, tome alguns cuidados, como deixar seus objetivos profissionais condizentes com suas experiências, verificar se tudo está bem escrito, de forma direta e sem erros de português, entre outros fatores. Nunca minta, pois isso poderá ser rapidamente descoberto durante a entrevista.

- Saiba aproveitar o alcance das redes sociais- Elas podem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação profissional. Você certamente terá um alcance maior ao postar seu currículo em redes de relacionamentos, microblogs ou qualquer outra plataforma on-line.

- Prepare-se para a entrevista virtual- Essa é uma das ferramentas mais aproveitadas pelas companhias que utilizam o recrutamento e seleção on-line. É uma entrevista prévia em que o selecionador consegue fazer uma avaliação geral do candidato, avaliando os quesitos básicos necessários e ajudando a adiantar as próximas etapas do processo seletivo. Por isso, é importante se preparar para este momento, tomando os devidos cuidados, como não abreviar palavras e pesquisar a área de mercado da empresa. Lembre-se que uma entrevista virtual é tão importante quanto uma entrevista presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário