15 de jul de 2013

Dez erros dos entrevistadores

A entrevista de emprego é um dos momentos mais tensos para os candidatos. Mas engana-se quem pensa que só eles cometem gafes. Os recrutadores também podem errar. Cassio Quintao, sócio da consultoria Proff Gente & Gestão, destaca as falhas mais comuns do RH nesses processos - e como evitá-las:

1 - Falar mais do que ouvir
O recrutador deve explicar quais serão as funções da vaga e como funciona a empresa. No entanto, deve oferecer ao candidato tempo suficiente para que ele possa expor os motivos pelos quais deseja trabalhar na empresa.
2 - Não ler o currículo antes da entrevista
O processo de triagem é essencial para otimizar o tempo do recrutador e evitar entrevistas desnecessárias.
3- Fazer perguntas/testes esdrúxulos 
O recrutador deve estar atento aos fatos e qualidades profissionais do candidato, não em saber se ele é do signo de gêmeos ou sagitário.
4 - Atrasar
Organize-se para atender a todos os candidatos no horário marcado. A empresa que deixa o candidato esperando não será tratada com seriedade.
5 - Não considerar funcionários da empresa para o cargo
O profissional que recebe uma proposta da própria empresa se sente valorizado. Além disso, ele já está familiarizado com os procedimentos e a cultura da companhia. 

6 - Fazer perguntas óbvias...
... e esperar respostas que digam muito sobre o candidato. Exemplo: qual o seu defeito?  Resposta: perfeccionismo.
7 - Processos seletivos muito longos
É cansativo para o candidato e para o recrutador, além de caro para a empresa.
8 - Não considerar as habilidades comportamentais 
É importante avaliar a habilidade do profissional de se relacionar com colegas e superiores. Saber inspirar a equipe e gerar um clima organizacional favorável à conquista de bons resultados.
9 - Não pensar no longo prazo
A seleção do candidato deve ser feita de forma a imaginá-lo seguindo uma carreira na empresa.
10 - Não usar as redes sociais
Hoje, o recrutador tem em mãos uma ferramenta que, se bem utilizada, pode traçar um perfil mais apurado do profissional.

Fonte: Revista Melhor

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