23 de ago de 2013

CONARH 2013: “O RH precisa ser divertido” diz Brian Welle do Google

Brian Welle é People Analytics Manager do Google desde 2006, em sua palestra comentou sobre o posicionamento analítico do RH da empresa. O objetivo é ser cientistas da área, aproveitando as informações para entender o comportamento das pessoas.

Welle ainda contou sobre o desafio de contratar talentos com a grande expansão do Google e como a visão “People Analytics” ajudou nesse processo. Ele disse que o RH é o guardião da missão da empresa e mostrou algumas ações adotadas para isso. Um exemplo clássico é o apelido dos funcionários, todos são chamados de “googlers”.

Outro ponto apontado pelo executivo foi a iniciativa de dar mais voz as pessoas para que elas possam expressar o que sentem. Eles perceberam que haviam muitas pessoas descontentes com seus gestores, então foi feita uma ação chamada “Projeto oxigênio” em que os colaboradores avaliavam seus gestores. Aqueles que recebiam uma avaliação ruim eram acompanhados durante um tempo e com isso notaram grande mudança nos resultados.

Um dos principais diferenciais da empresa é investir em bem-estar dos seus funcionários, é oferecido café da manhã, almoço e jantar para todos, além disso, segundo Welle, as cozinhas ficam sempre repletas de comida. Para incentivar uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis, são feitas iniciativas baseada no comportamento das pessoas. Para ele, é fundamental que o RH entenda como as pessoas funcionam.

O executivo ressaltou que sua equipe de RH é analítica, adora pesquisas, planilhas e números. O maior investimento da área é para Recrutamento e Seleção. No final da palestra deixou o seguinte recado “O RH precisa ser divertido”.

Brian Welle é People Analytics Manager do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário